9 de agosto de 2010

O que sustenta o Esporte Clube Bahia…

Ótimo texto publicado por Alex Bruno em seu blog: Mascote jahia

Paixão? Amor? Raiva? Saudosismo? Dor de cotovelo? São muitas perguntas a serem feitas, mas longe de obter uma simples resposta. Se pensarmos um pouco e analisarmos alguns fatos, obteremos diversas. Podem me chamar de louco, porém quem sustenta o Esporte Clube Bahia é o Vitória. Vejamos:

O Vitória é o melhor time baiano no ranking da CBF; Melhor time nordestino no ranking da FIFA; Tem a torcida que mais cresce no Norte/Nordeste; Clube que disputa a elite do futebol brasileiro; Hegemonia no estado da Bahia há 20 anos… Pois é torcedores temos um clube que realmente vem crescendo a passos largos para ser bem mais respeitado no cenário global. Clube esse que se move com suas próprias pernas. Por que diabos quem sustenta o Bahia é o Vitória? Já parou para pensar no atual momento do Bahia? O Bahia vive hoje longe dos holofotes, sem estádio, sem estrutura organizacional, sem marketing, sem ganhar títulos há anos e sem tantas outras coisas que eu não consigo imaginar esse time na primeira divisão.

O Bahia ainda vive nos tempos de outrora onde o árbitro da partida era recepcionado no aeroporto e sua estadia era uma cortesia do clube. O Bahia ainda tenta reviver os tempos em que os dirigentes entravam em campo e com os dedos arqueados conseguiam intimidar bandeirinhas e até mesmo jogadores adversários. Hoje torcedores tricolores, isso acabou. O futebol se modernizou e quem não acompanha esse dinamismo fica para trás. O Bahia parou no tempo!

“- Torcer contra o Vitória é a única coisa que nos resta. Nesse jogo eu sou santista desde criancinha. Tudo para não vê-los com uma estrela na camisa – bradou o comerciante Dilson Alves da Silva.“ Hum estou chegando lá! Se o Vitória é cenário nacional, quem mais aparece? Se o Vitória consegue fechar bons patrocínios, quem mais aparece? Sei que essa relação é mutua, porém a imagem do Bahia está fosca sem brilho. Futebol é momento e o Bahia não tem um bom há muito tempo.

Afelicidade dos torcedores do Bahia é uma só: Assistir o Vitória perder para um bom time da primeira divisão. Ou vocês acham que ganhar do ASA fora de casa é um bom motivo para comemorar? Hoje pode até ser, mas isso é muito irrisório diante da história do clube. Torcedores, gozar é bom demais. Porém vocês perdem muito mais tempo conosco do que o inverso. Mesmo por que do que vamos gozar? Ahh vocês tomaram um sufoco do Figueirense! Perderam do Guaratinguetá! Tomou fumo do Duque de Caxias? Acordem!

A brincadeira seria muito melhor se vocês estivessem disputando uma semifinal da Copa do Brasil, tomando pau do São Paulo e fazendo jogo duro em cima do Flamengo. O campeonato baiano nem é mais o mesmo. O Vitória faz laboratório há anos e sempre vence com o time tecnicamente inferior ou de menor folha salarial. Ahhhh! Nós somos Bi-Campeões brasileiros!

Parabéns! Continuem com esse mesmo raciocino, pois em breve a disparidade será infinitamente maior. “- Que time foi esse papai? Ahh! Foi um time bi-campeão brasileiro. – e isso aqui papai? Um toca fitas meu filho! – E aquilo lá uma máquina de datilografar. “

4 comentários:

Anônimo disse...

Exelente texto, a mais pura verdade

Anônimo disse...

Eh verdade... Meu Bahia já foi... Texto muito inteligente... Parabéns!

Arlan Pinho disse...

Excelente texto. Enquanto o Vitoria cresce eles vivem do passado.
Arlan Pinho

Arlan Pinho disse...

Excelente comentario. Enquanto o Vitoria cresce eles vivem do passado e esquecem de se firmar no presente pra vislumbrar um futuro melhor
Arlan Pinho

Postar um comentário

2leep.com